sábado, 31 de dezembro de 2011

Bratis... o quê?

Tchecoslováquia? Iugoslávia? Eslovênia?
Nãããão, Eslováquia!
Bratis o quê?
Bratislava! :D


Esse tipo de diálogo foi recorrente nas minhas últimas semanas. Ninguém entendia o que eu ia fazer na Eslováquia, país pequenininho no leste europeu, ex-comunista, sem os requintes dos países da Europa Ocidental  como Espanha e Itália.

E acho que justamente o que me chamou a atenção quando escolhi vir pra cá foi sair do comum. Conhecer uma cultura sobre a qual eu não sabia de nada, viver num lugar com um idioma totalmente diferente... E, principalmente, o projeto no qual vou trabalhar. Falar sobre cultura do Brasil, dar aulas de inglês e português num orfanato! Começo semana que vem, estou super ansiosa.

Mas, até aqui, o que já aconteceu? Um voo de 7h de Recife até Portugal, com comida ruim :~~ praga do meu pai e do meu irmão Rodrigo, certamente. Chegada no aeroporto de Lisboa, o qual é imeeeenso, sério! E muito bonito, também. Comi pastel de nata, como não poderia deixar de fazer :) Achei os portugueses engraçados. Uns dois ou três com quem precisei falar, falam com você sem olhar nos olhos, continuam fazendo o que estavam fazendo! Eu falei "moça, moça" umas 3 vezes, tentando começar uma conversa, porque ela estava de costas pra mim, e ela "oi, estou ouvindo!". Então, né...

Passada a espera de 4h, um voo de 3h até Viena. Começa a fase de ouvir línguas estranhas. E, devo dizer, é um pouco assustador. Eu já viajei pra fora duas vezes, mas nas duas pra países de língua inglesa, então era tranquilo. Austríacos, alemães, eslovacos... não pra entender sequer uma frase do que eles falam!

Ainda bem que o pessoal da AIESEC fala inglês perfeitamente. E foram eles que foram me buscar no aeroporto em Viena! Kristina, minha TN manager (quem me entrevistou pra vaga e me instruiu na documentação e tudo mais pra eu estar aqui), Nad'a, a VP ICX (diretora de intercâmbios) e Armando, o outro trainee brasileiro, de Joinville. Daí que a brasileira aqui já comete uma gafe de cara: cumprimenta as gringas com dois beijinhos. Tipo, eu já falava com elas pela net há um bom tempo, já me sentia íntima, pô! Ainda bem que elas não estranharam tanto, estão acostumadas com pessoas de vários países, inclusive do Brasil.

Daí de Viena até Bratislava, 1h mais ou menos, passando por cidadezinhas bonitinhas. Chegando a Bratislava, a primeira coisa que se vê é o castelo. É o cartão-postal da cidade, um castelo medieval e cuja história pretendo conhecer em breve :)


Como já era noite, e estávamos todos com fome, me levaram pra um PUB eslovaco. Acho que o nome era esse mesmo, Slovak PUB. O lugar parecia de filme, sério. Aquilo bem tradicional, umas paredes meio antigas, mesas de madeira, um monte de entrada e salas lá pra dentro. Quando você vê de fora parece que é pequeno, mas quando vai entrando vão surgindo milhões de entradas e salas com mesas.
Bem, lá comemos uns pratos tradicionais, nomes não vou saber escrever nunca! haha. Eu tirei umas fotos com minha câmera, que depois eu posto. Por enquanto segue a foto da Kofola, uma espécie de coca-cola daqui. Minha família vai me gongar eternamente por isso, mas até que eu gostei. E tipo, é muito mais barato que os outros refrigerantes, então fato que vai ser minha bebida em toda refeição na rua! hahaha


Depois viemos pra casa da Kristina, onde eu e Armando vamos ficar morando até nossos projetos começarem. É um flat bem na vibe estudante universitário :) Hoje, dia 31/12, vamos ter a festa de ano novo na casa de um dos meninos da AIESEC. Curiosa pra saber se esse povo sabe fazer festa que nem a gente, certo, @RC? :)

Bem, já falei muuuito, obrigada a quem conseguiu ler até aqui! Torçam por mim pra que continue dando tudo certo! hahahaha
Beijos e Feliz Ano Novo direto de Bratislava!

8 comentários:

  1. Feliz Ano Novo priminha!!! Que a viagem seja perfeita e vc comece o ano com experiências incríveis. =***

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Também acho que vou enlouquecer escutando hindi e chinês, pelo menos já aprendi a dizer 'oi' nas duas línguas :P Mas que dê tudo certo, já tô seguindo teu blog. Beijo ;*

    ResponderExcluir
  4. difícil é não ler até o fim!
    mt bom, Tatá!
    estarei aguardando as próximas novidades!
    saudades!
    aproveita aí por nós!
    feliz ano novo tb! td de melhor!
    Saúde, paz, equilíbrio, esperança, fé, perseverança.... sempre!

    ResponderExcluir
  5. Faço minhas as palavras da Xará!
    Aproveita tudo aí, Tatá! Quero saber de todos os detalhes depois.
    Feliz ano novo pra você, lindona!

    ResponderExcluir
  6. Beeeeest, que lindo! AMEI seu blog! e vou acompanhar sempre!
    FEEEEELIZ ANO NOVO!
    muito juízo ai, viu?! quero saber de mais novidades depois.

    te amo.

    ResponderExcluir
  7. Thais, que massa essa aventura! Depois vou querer saber mais detalhes pra poder planejar uma pra mim também! Hahahaha. Já favotirei o blog e vou acompanhar, sucesso aí. Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Que massa, Thaís! O blog tá muito legal! =)

    Boa sorte no X e ahase muito com suas crinças! =D

    Beijo, lindona! =D

    ResponderExcluir