terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tudo uma questão de referencial

Olá, meus amores!

Dedicarei esse post a falar dos meus últimos dias em Modra, como de costume, mas também para falar de coisas gerais dos costumes daqui, principalmente no que tange à alimentação - e como venho me adaptando a tudo.

Ontem, pondelok - ou segunda-feira, como queiram - eu e Emma fomos pra escola dos Patkos, de Stanko, Ivetka, Jaro, Dodo, Zdenka, Franko e talvez ainda mais, não sei :) Fizemos apresentações sobre nossos países em pelo menos 5 turmas, e viramos celebridade na escola, hahahaha... Perdi a conta de quantos cadernos "autografei", quantas fotos tiramos, quantos nomes Emma "traduziu" pros caracteres chineses... hehe. Incrível como os mais novos ficam curiosos, loucos com as apresentações, endoidam quando veem a comida, as praias... E eu amo isso, claro! Saudade da minha terra!

Bom, depois disso, demos uma passada no supermercado, Emma levou um fumo comprando uma lata de café por 7 euros (ela tinha visto o preço errado), comprei mais iogurte de jahoda (morango), biscoito e pão, e voltamos pra casa no nosso querido ônibus Slovak Lines. Chegamos às 14h e almoçamos aquela delícia de sempre - sopa e depois peixe empanado frito com purê. Parece delicioso, né? mas não sei que danado que eles usam pra temperar/condimentar que estraga o gosto, sério. Dá pra comer, mas não fazem do jeito que fazemos aí.

Bom, durante o resto dia não fiz muita coisa. Dormi um bom pedaço da tarde, porque estava cansada e com dor de cabeça, e depois brinquei com meus moleques. E à noite eu tive uma ótima surpresa: Maria estava de volta do hospital! :D

Hoje, eu e Emma acordamos por volta das 8h, nos arrumamos e fomos tomar café. Tieta Jana sempre nos enchendo de comida, foram 3 fatias de pão chlieb com um negócio feito ovo frito, e depois duas baguetes médias com nutela, tudo isso só pra mim. Bom, bucho cheio, fomos pegar o ônibus em direção a Modra: nosso objetivo dessa manhã era turistar na nossa cidadezinha.

Pausa para novamente falar que estou adorando a arte de desvendar caminhos. Google maps, www.cp.sk e voilà! De Modra-Harmónia para Modra-Sturová :)

Chegando lá, passamos a manhã rodando e tirando fotos das casas, dos prédios, das árvores, das igrejas, das lojas... tentando captar a essência dessa cidade que tem cerca de 8000 habitantes. Seguem algumas fotos da manhã:

 Lojas

 Modra - Sturová

Igrejas (e finalmente botas HEHE)

Voltamos pra casa e almoçamos. Meu almoço hoje foi couve-flor empanada com purê. E sopa de salsicha com feijão. À tarde, estudei um pouco com Dodo, brinquei com os pequenos daquele lego grande, e também de jogo da memória. Lá pras 16h30, baby Patko veio me pedir brigadeiro HAHAHAHA! Não lembrava o nome, ficou fazendo sinal de comer e de enrolar as bolinhas. Daí corremos pro google tradutor. Na verdade ele queria algum outro tipo de comida que eu fizesse. E esse fim de semana eu tinha separado umas receitas com Camila, incluindo um bolinho de chuva com recheio de leite condensado. Mostrei pra Patko e ele: YEEEEES! hahaha. A receita não pedia muitos ingredientes, daí só fui pedir pra eles a múka (farinha de trigo), cukru (açúcar), maslo (manteiga) etc.. E umas 17h30 comecei a fazer.

Receita simples. Tipo um brigadeiro pra rechear, você faz e modela as bolinhas. Daí em seguida faz a massa, com farinha e afins. E depois coloca a bolinha dentro da massa e joga no óleo. fácil, né? Olha a foto:


Na verdade, não. A massa não deve ter ficado no ponto certo, porque não consegui de jeito nenhum moldar bolinhas pra fritar. Terminou que ficou uns bolinhos sem forma, e nem dava pra sentir o gosto do recheio. Mas o fato é que, depois de quase 3h trabalhando, no fim das contas os meninos adoraram e não sobrou um taquinho pra contar a história!

Depois da jornada, fui conversar com os mais velhos junto com Emma - momento google tradutor, as usual. Conversamos sobre música, profissões, comida, etc.. é sempre bom conversar com todos eles, de todas as idades!

E falando agora do que tenho aprendido aqui, lições de vida sempre. A volta de Maria foi super tocante pra mim, estou dando valor a cada minuto que a vejo, com medo de que seja o último. Kika provavelmente vai abortar, mas eles precisam do dinheiro pra isso. Se não conseguirem o dinheiro, tenho pena do que vai ser dessa criança, já começando pela gravidez - a mãe não pára de fumar.

Na escola, ontem, notei algumas coisas bem legais. As crianças não fazem perguntas umas por cima das outras. REALMENTE levantam a mão pra falar. E levantam dois dedinhos, e não a mão inteira, não um dedo  só. Me lembro sempre do disney point :)

O que é bom e o que é ruim, no que tange à comida, é sempre uma questão de referencial. Semana passada, Iveta cozinhou macarrão. colocou no prato e pensei que ela ia colocar algum molho por cima. Me espantei quando ela começou a jogar chocolate em pó em cima do macarrão. E ela olhou pra mim tipo: que foi? é normal! o.o

E quer saber? Provei e não é tão ruim assim. Mas continuo preferindo macarrão com "molhos" salgados. Aliás, continuo sem gostar da comida, mas me surpreendi comigo mesma sexta-feira. Janetka me fez um sanduíche de manteiga com pimentão (do verde-claro). Só tinha isso no pão. E eu adorei. Tomo chá todo dia, e adoro. A água com gosto de flor não mais me incomoda tanto. Pão de forma com margarina e nutella é  gostoso. A sopa na hora do almoço já me parece natural. O iogurte daqui é uma delícia!

Enfim, estou me acostumando! Sinto falta DEMAIS da comida brasileira, que é muuuito mais saborosa. mas eu entendo que tudo é uma questão de como você encara o que lhe parece normal e o que lhe parece estranho. Vamos comer sanduíche de pimentão!

Dobrú noc!

Um comentário:

  1. Tatah, ADORANDO O BLOG.
    Todo dia venho por aqui, conhecer mais da jornada... Daqui a pouco tou inventando de fazer essas comidas, esse bolinho de chuva, com certeza, tentarei fazer...
    Que bom que tais se acostumando, curta bem muito e não esqueça de continuar postando...
    Volta quando?
    Beijão!

    ResponderExcluir