segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Poprad - Tatry - LEAD

Olá, pessoas! :)

Ufa, depois de 3 dias sem net, quando eu abro facebook e email... milhões de atualizações e mensagens novas. Daí é sentar e pôr tudo em dia... e depois, postar no blog os acontecimentos!

Saímos sexta à tarde de Bratislava, com destino a Poprad. Na estação, eu e Emma nos encontramos com os outros trainees. Além de Maria, Ramunas, Edward e Armando, conhecemos Jojo (China), Asus (Taiwan), Kubra (Turquia) e Marina (Ucrânia). Pegamos nosso trem, quatro horas e meia de viagem para cruzar a Eslováquia. Trem super desconfortável e lotado :x Ao menos fomos conversando e nos divertindo, para desespero do senhor que também estava na nossa cabine tentando dormir. Seriously, como ela mesma diria, a russa não consegue falar baixo HAHAHA

Chegamos em Poprad mais ou menos 20h30, e direto pro hotel. Quando chegamos (frio docaraleo), o OC (comitê organizador) nos recebeu, mas o evento de premiação já estava rolando e a gente precisava se arrumar a jato para ir pra lá. Troca de roupa correndo, segue pra plenária aquele batalhão de intercambistas. Sentamos no fundo, sob os olhares de todos os presentes, e assistimos a premiação. A AIESEC Slovakia tem awards para melhores VPs (diretores) das áreas. Achei meio estranho, no Brasil não sei se seria legal... mas como são só 6 CLs, dá pra entender. A Michelle, VPOGX do meu CL daqui, ganhou melhor VPOGX da rede :)

 Michelle

MC @SKIA 11/12

E outra coisa, era o segundo dia de conferência e eles já tinham MCP (presidente nacional) eleita. Isso porque eles fazem eleições de MCP e depois de MC (diretoria nacional) na mesma conferência. Achei também estranho o MCP eleger seu MC um dia depois de ser eleito, além de ser cansativo pros membros verem tantos discursos e baterias de perguntas e respostas. Mas o processo todo foi bem organizado. Acompanhei alguns discursos de candidatos a MC no sábado à tarde, havia muitos postulantes de outros países, participando online por skype. E são 7 min de speech e depois 45 min de perguntas e respostas (que são feitas por grupos de 2 candidatos). No fim de tudo, os escritórios dão seus votos de confiança - ou não - pros postulantes e por fim o MCP escolhe seu time.

No sábado pela manhã tivemos agenda de LEAD. Sessões sobre liderança, o que é e como desenvolvê-la na AIESEC. Um AIESECo da Romênia, junto com um da Áustria, foram os facilitadores da sessão que assisti, que era pra EBs (Executive boards - diretorias) recém-eleitos. Refiz meu teste de Belbin (joguem no google) e me surpreendi com umas mudanças com relação ao que fiz em outubro, antes de virar VP!

Por sinal, algo muito bom da conferência foi o fato de ter sido toda em inglês. Isso porque alguns membros do MC não são daqui, e tinham também os convidados pras sessões. Mesmo os membros da AIESEC Brasil sendo todos brasileiros - ou que falem português, acho falta de respeito conferências como a CONADE, que tem uma agenda super abrangente, ser feita toda em português. Eu, como trainee, já fiquei boiando em alguns momentos... quanto mais se fosse em eslovaco! #ficaadica pro MC!

Falando em diversão agora: festa do pijama numa das noites, nos divertimos bastante. Conheci também muita gente de outros escritórios, já garantindo a network internacional pros meus futuros intercambistas! No sábado à tarde dei um passeio pela cidade, tirei algumas fotos e vi de longe as montanhas Tatra. Tinham que ver minha cara de espanto quando olhei e vi, não sabia que já era ali, do lado da cidade. Coisa mais linda do mundo, parece de mentira, sério. Parece que colaram uma foto gigante por trás dos prédios, de tão perfeito que é. 





No domingo fomos eu, Maria, Armando e Marina pras montanhas. Estação de trem, pegamos um trenzinho que sobe até as estações de esqui. E tem vários hotéis lá por cima, é bem bonitinho!

Mesmo estando sem roupas apropriadas - calça jeans e luva de lã - resolvi fazer snowboarding. Louca, né? Mas quando na minha vida que eu ia ter essa oportunidade de novo? E lá fui eu, 10 euros pra poder entrar na parte de esqui, mais 10 euros pra alugar o equipamento por 2h. Fa-ca-da. Mas melhor do que me arrepender! E lá vou eu, snowboard, um negócio que fica preso no seu pé e você que se vire pra saber fazer volta e frear com as pernas mesmo. Resultado: MUITAS quedas, MUITOS gritos, e a sensação de quem está passando vergonha na frente de um mooonte de gente lá, inclusive pirralhinho, arrasando no ski e no snowboard. Todo mundo me dizendo que no começo é assim mesmo, que aquelas pessoas quando começaram também levaram mega tombos... mas sério, esse negócio de descer ladeira abaixo escorregando e levar mil quedas pra parar o troço, ainda por cima com medo de atropelar alguém, não dá pra mim não! hehehehe

Não tenho fotos na minha câmera das minhas peripécias, tem algumas na câmera da ucraniana. De todo modo, seguem algumas da estação de esqui:



Depois da aventura, e joelhos e bunda doloridos, e um frio gigante, voltamos pro hotel, pegamos nossas coisas e direto pra estação, trem de volta pra Bratislava. Mais 4h30 no trem bizarro, e dessa vez numa cabine com aquecimento ruim :X Cheguei em Bratis, ônibus pra casa de Kika. Ainda conversei com ela um monte antes de dormir, já viraram tradição nossas conversas de madrugada!

Acordei hoje 8h30, e o ônibus pra Modra era às 10h30. Aproveitei pra tomar um bom banho, lavei a louça e arrumei um pouco as coisas pra fazer um agrado pra minha host, que tinha saído de casa cedo pra resolver coisas do projeto de Armando e os outros 4. Sim, detalhe, Emma tinha ido dormir no outro orfanato em Bratislava, onde o menino de Taiwan está trabalhando.

Cheguei em Modra quase 12h, jurando que Emma estaria aqui com sua pressa asiática e... cadê a chinesa? Fiquei preocupada até 14h, com medo de que ela estivesse sem saber qual ônibus pegar, mas aí ela chegou e disse que passou a manhã passeando por Bratislava. Esperta toda! hehehe

O dia hoje não teve nada de muito interessante. Soube que Maria voltou pro hospital, cada vez que isso acontece meu coração fica apertado. Sem Dusan e Misko aqui, tudo é menos barulhento - apesar dos gritos de Jaro. Hoje Emma fez mais comida chinesa, berinjela recheada com carne, empanada. Tava até gostoso. Mas os moleques, depois da tarefa de casa, ficaram na tv e nos computadores (que são mega lerdos, mas são ainda computadores)... Eu e Emma já conversamos e estamos tentando bolar algumas atividades pra estimulá-los a fazer algo de diferente. Espero no próximo post contar algo a respeito :)

Bem, é isso, vai dar meia-noite! E minha mamãe quer falar comigo no skype. Beijos, curtam as prévias do Carnaval que já estão rolando!! 










Um comentário: